Pular para o conteúdo principal

Do Princípio até a Vida


Estrutura de um DNA


Desde o big-bang até a origem da vida o universo utilizou-se certamente de princípios fundamentais, conforme já comentado em postagens anteriores, acredito que comandos simples determinaram a aparência de nossa realidade atual. Certamente ainda hoje ocorrem transformações na matéria, talvez um dia o universo se estabilize mas acredito que se isso ocorrer ele irá perecer, afinal já foi demonstrado à importância dos extremos e claro, do meio termo para as coisas funcionarem, não é difícil intuir que são tais instabilidades que geram a movimentação de forças, enfim tentarei utilizando princípios simples da Natureza para demonstrar como estes nos trouxeram até este computador no qual digitei este texto. 
É bem conhecido o fato da ciência possuir certos conceitos que não tem definição. São portanto, conhecimentos adquiridos intuitivamente. Sim os axiomas da Matemática são um exemplo, na Geometria: o ponto, a reta e o plano não possuem definição. Na Física, a Mecânica utiliza “axiomas” ou princípios fundamentais como: o de comprimento, o de tempo e o de força. Uma pessoa deve ser observar e intuir tais conhecimentos para estuda estas disciplinas. Sabemos pela Química que a Natureza usa combinações de substâncias nas quais nem uma matéria é destruída ou criada, fato simples mas ignorado pela Ciência até que Antoine Lavoisier o Deduziu, observando as reações químicas, descobriu a lei da conservação da energia que diz: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Foi ele também o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Lavoisier tentou ainda encontrar uma linguagem própria para a química e estabeleceu o Princípio da Conservação da Massa.
É fato também que a Ciência continua tendo surpresas, um exemplo recente ocorreu na descoberta de que na eletrônica à base de silício pode não haver limites drásticos à miniaturização como se imaginava. Isto foi surpreendente afinal grande parte de especialistas acreditavam que efeitos quânticos iriam limitar a miniaturização dos componentes eletrônicos abaixo de 10 nanômetros, tal dimensão seria uma barreira tecnológica, e ainda que conforme os componentes eletrônicos fossem ficando menores, passariam a obedecer às leis da mecânica quântica, e não às leis da física clássica. Porém, pesquisadores australianos demonstraram que não é isso que acontece, construindo os mais finos fios já feitos em silício, com apenas quatro átomos de largura e um átomo de altura, eles demonstraram que a Lei de Ohm continua válida, como se os nanofios se recusassem a aceitar as leis da mecânica quântica. Isso nos mostra como a Natureza prega peça nos cientistas.
Na Bilogia é sabido que animais maiores utilizam sua energia de forma mais eficientes que os menores, elefantes por exemplo, gastam uma quantidade de energia metabólica, relativa ao consumo de oxigênio, três vezes menor que a dos humanos para se mover por um metro. Um Estudo demonstrou o quão econômico é o andar desses animais, segundo o biomecanicista Norman Heglund, da Universidade Católica de Louvain (Bélgica). "A razão entre o trabalho feito por um elefante e o custo energético é muito eficiente.” Conclui o pesquisador.
A carga elétrica, é outro exemplo, uma propriedade das partículas elementares que constituem um átomo.
podendo ser Positiva ( + ), característica dos prótons ou negativa ( - ), característica dos elétrons.
Então acredito que nos primórdios do universo foram estabelecidos tais características descoberta hoje pela ciência e a natureza tem suas diretrizes. Então se corrente elétrica procura percorrer sempre o caminho mais curto, um princípio simples, porém, perigoso se ignorado por quem monta um circuito elétrico, foi determinado no nascedouro da matéria.
A “molécula da vida” o Ácido Desoxirribonucléico, ou DNA onde toda a informação genética de um organismo é armazenada e transmitida para seus descendentes. Com uma carga genética contida no núcleo de todas as células de todos os organismo vivos e alguns vírus, é formado por uma fita dupla composta pela combinação de quatro letras A, T, C e G. Essas letras representam os compostos orgânicos: A é a adenina, T é a timina, C é a citosina e G é a Guanina. As diferentes combinações destas letras, que chegam a mais de 3 bilhões em cada célula, viabilizam os seres vivos.
Do ponto de vista químico, o DNA é um longo polímero de unidades simples (monômeros) de nucleotídeos, cuja cadeia principal é formada por moléculas de açúcares e fosfato intercalados unidos por ligações fosfodiéster. Ligada à molécula de açúcar está uma de quatro bases nitrogenadas. A sequência de bases ao longo da molécula de DNA constitui a informação genética. A leitura destas sequências é feita através do código genético, que especifica a sequência linear dos aminoácidos das proteínas. A tradução é feita por um RNA mensageiro que copia parte da cadeia de ADN por um processo chamado transcrição e posteriormente a informação contida neste é "traduzida" em proteínas pela tradução. Embora a maioria do ARN produzido seja usado na síntese de proteínas, algum ARN tem função estrutural, como por exemplo o ARN ribossômico, que faz parte da constituição dos ribossomos.
Conforme já postei o Universo não tem o problema do tempo para fazer suas tentativas e erros, na minha modesta opinião, a vida derivou-se de uma infinidade de combinações naturais gerada por estas tentativas e erros, a prova maior estaria em constantes repetições utilizada pela natureza para formar a nossa realidade, sim o Universo utiliza e utilizou um padrão fractal para formar tudo inclusive os seres vivos. Outra prova prova estaria na comprovada existência de elementos fundamentais a vida no espaço. Conforme pesquisa da NASA a Sra. Elsila pesquisadoras declarou: "Nossa descoberta apoia a teoria que afirma que os ingredientes da vida formaram-se no espaço e foram trazidos por cometas e meteoritos que se chocaram com a Terra," Elsila e seus colegas comprovaram pela primeira vez a existência de um aminoácido, a glicina, nas amostras do cometa Wild-2, coletados pela sonda espacial StarDust. Sabemos que a glicina é utilizada pelos seres vivos para formar as proteínas. As proteínas, por sua vez, são usadas em quase tudo, desde a estrutura dos cabelos até as enzimas, os catalisadores naturais que aceleram ou controlam as reações químicas. Da mesma forma que as letras do alfabeto podem ser arranjadas para formar todas as palavras, 20 aminoácidos se combinam para formar milhões de tipos de proteínas. O que foi encontrado na poeira do cometa foi um desses aminoácidos. Levando em consideração que Cientistas conseguiram identificar a molécula do antraceno, uma das moléculas orgânicas mais complexas, no meio interestelar. Tal descoberta confirma o Principio fundamental (Princípios da vida): A vida está latente em todo o universo aguardando condições propícias para se desenvolver, não sendo, portanto um fenômeno exclusivo do nosso planeta tendo surgido em formas mais simples de moléculas e se organizando durante os bilhões de anos do Universo e obedecendo a princípios Físicos Químicos e Matemáticos, se desenvolvendo dentro de padrões "caótico/fractal". Fica claro portanto que, as moléculas orgânicas podem ter surgido no espaço. A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas do Instituto de Astrofísica das Canárias, na Espanha, e da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.
Enfim, a complexidade da natureza deve-se ao “aprendizado” obtido por tentativas e erros, e regras básica de combinação da matéria, basta lembrar de como ocorre no nosso dia a dia onde passamos por este planeta aprendendo e nunca sabendo tudo até o dia da nossa morte, a humanidade, porém, encontrou uma maneira de contornar o problema do tempo, fazendo registros e deixando para os seus descendente. Os outros seres vivos também transmitem e treinam as novas gerações. Tenho certeza que a “Energia Viva” procura soluções para continuar a existir nesse talvez infinito e antigo Universo.


DVD SCIENTIFIC AMERICAN - FRACTAIS: UMA JORNADA PELA DIMENSÃO OCULTA
A LINGUAGEM DE DEUS DE FRANCIS S. COLLINS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saneamento Básico

Imagem do site Só biologia A história do Saneamento Básico remonta há muitos séculos, historiadores encontraram registro de coletores de esgoto no ano 3.750 A.C na Babilônia em Nipur. O primeiro sistema de abastecimento de água teria sido o aqueduto de Jerwan na Assíria em 691 A.C., temos ainda os grandes aquedutos do poderoso Império Romano datados de 312 A.C., em Roma o cidadão Sextus Julius foi nomeado Superintendente de águas. O saneamento está sempre relacionada ao surgimento e o crescimento de cidades, um bom rio é quase uma constante no processo de formação deestas, Afinal em suas múltiplas atividades os seres humanos precisam da água, quer seja para suprir suas necessidades básicas, quer seja, para limpar os seus dejetos. Entretanto, por muito tempo, os conhecimentos que eram adquiridos por uma civilização acabavam morrendo com ela e, por isso, a cada nova civilização tinham de ser redescobertos. A civilização na idade Média na Europa, pagou caro por seu desconhecimen

Realidade X Ilusão

Imagem geodésica da Terra (Surpreso?). A  Geodesia  baseia-se, fundamentalmente, no estudo da forma e das dimensões da Terra e das suas alterações. A Geodesia Dinâmica ou Física engloba a Gravimetria (determinação da intensidade e direcção da força da gravidade) e a Geodesia por Satélite (estudo das perturbações das órbitas dos satélites artificiais) e tem como principal objetivo a determinação do campo gravítico terrestre e a figura da Terra (Geóide).   A Geodesia Geométrica tem como objectivo a determinação precisa da posição de pontos sobre a superfície terrestre e recorre, para tal, a técnicas diversas, das quais se destacam o GPS (Global Positioning System) e o VLBI (Very Long Baseline Interferometry). Na Postagem do dia 26/10/2011 “Dualidade da Vida” vimos na experimentação mental de João Quântico como é difícil uma conclusão determinista da realidade ele tenta demonstrar para o filósofo e o religioso um dilema científico real deveras complicado para qualquer mente rac

A incerteza é a única certeza

Gödel, Einstein, Heisenberg - Foto: Scientific American Brasil Uma questão que não quer calar, afinal o Universo foi feito para nós?   Ou somos uma anomalia um acaso muito raro, logo estamos sozinhos? Afinal a vida é um fenômeno raríssimo ou comum? Poderemos ter a prova final sobre esse dilema? Segundo o livro do astrofísico John Gribbin “ Alone in the Universe: Why Our Planet is Unique” estamos sós. Recém-lançado nos Estados Unidos, o autor defende que a vida pode existir em outros planetas, mas não complexa e inteligente como aqui. A justificativa seria que "A vida surgiu na Terra cerca de quatro bilhões de anos atrás. Mas a civilização só apareceu há cerca de 10.000 anos, e a era industrial, apenas há poucas centenas de anos". O que torna o planeta Terra único seria uma série de “acasos” geradores de um ambiente ideal para o surgimento da vida inteligente. Em outras palavras tivemos “sorte" de estarmos salvos tempo suficiente de uma série de perigos, como bur