Pular para o conteúdo principal

A importância da Pesquisa científica


“É ótimo saber que os jovens americanos voltam a se interessar pela ciência. Na China e na Coreia do Sul, o número de pesquisadores multiplicou várias vezes nestas três décadas. Seria por acaso que a Asia se tornou locomotiva econômica do mundo? Espero que os jovens brasileiros estejam se espelhando no exemplo asiático, e não nos americanos da última geração.” - Lisa Randall (física teórica da universidade de Harvard) em entrevista consedida a revista ÉPOCA 707.
Causou-me preocupação saber do corte na verba destinada a Agencia Espacial Norte Americana (NASA). Apesar de muitos pensarem que gastar dinheiro, ainda mais público, na exploração do espaço é desperdício sendo mais importante preocuparmo-nos com o nosso planeta, tentarei aqui provar e ou discordar  veementemente de tal pensamento, citando exemplos de que a ciência deve prosseguir o seu caminho em busca do conhecimento, afinal tudo hoje depende de alguma tecnologia desenvolvida  por alguém no passado. Seria um tanto injusto fazer uma lista muito grande, pois certamente ficaria alguém de fora por isso resolvi escolher alguns exemplos reveladores da importância de Cientistas, da NASA e do projeto espacial para a humanidade:
Arquimedes
Filho do astrônomo Fídeas, era nativo de Siracusa viveu no período de 287 a 212 a.C na Sicília. Há relatos de sua visita ao Egito, onde inventou um sistema de bombeamento chamado Parafuso de Arquimedes, em uso ainda hoje. Supõe-se que em sua juventude, Arquimedes tenha estudado com os sucessores de Euclides em Alexandria, sendo familiarizado com a Matemática lá desenvolvida tendo em vista que ele mandava alguns de seus resultados para Alexandria com mensagens pessoais. As conquistas de Arquimedes são bastante numerosas. Talvez este seja o motivo dele ser considerado por muitos historiadores como um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Um dos precursores do método de integração para o calculo de volumes e áreas de superfícies de muitos corpos. Arquimedes foi capaz de aplicar o método da exaustão, que é uma forma primitiva de integração, para obter uma vasta gama de resultados importantes, alguns dos quais chegaram até os dias de hoje. Como aplicação mais impactante nos dias atuais pode-se citar o estudo sobre corpos flutuantes, trabalho onde Arquimedes estabelece os princípios básicos da Hidrostática. Com seu famoso teorema calcula-se o peso de um corpo imerso em um líquido, também conhecido como “ O Princípio de Arquimedes”. Hoje temos o transporte marítimo sendo utilizado para a circulação de aproximadamente 70% de toda a mercadoria produzida pela humanidade. Tal fato é resultado da gigantesca capacidade de transporte de carga dos navios, todos utilizando o princípio do grande sábio de Siracusa.  Como dito anteriormente Arquimedes fez outras contribuições par a espécie humana, mas, acredito que estas duas aqui descritas da para ter-se uma idéia da importância da ciência.
Isaac Newton
Nasceu em 4 de Janeiro de 1643 em Woolsthorpe, Inglaterra, reverenciado na Inglaterra do século XVIII como o maior dos cientistas. Para seus contemporâneos, representava o gênio que codificara as leis do movimento da matéria e explicara como e por que se movem os astros ou as pedras. Uma lenda viva, recoberto de honras e glória, traduzido e reverenciado em toda a Europa, apontado como exemplo da grandeza "moderna" contraposta à grandeza "antiga" que Aristóteles representava. Ainda hoje, seus Princípios constituem um monumento da história do pensamento, só comparável às obras de Galileu e Einstein.
Autor do celebre “Philosophiae Nat­u­ralis Prin­cipia Math­e­mat­ica” (Princí­pios Matemáti­cos da Filosofia Nat­ural, tam­bém chamado de Prin­cipia ou Prin­cipia Math­e­mat­ica), uma obra de três volumes é um marco da física moderna pub­li­cada em 5 de julho de 1687. O "Principia" falando resumidamente é um dos mais influentes livros na história da ciência, teve sua origem nas especulações do jovem Isaac Newton sobre a trajetória da Lua durante sua estadia em Woolsthorpe Manor, casa localizada em Lincolnshire (Inglaterra), onde ele nasceu. A história de que Newton teria notado a existência da lei da gravitação a partir da queda de uma maçã sobre a sua cabeça tem grande chance de não ser verdadeira. Este livro, con­tém as leis de New­ton para o movimento dos corpos e a fun­dação da mecânica clássica assim como a lei da gravitação universal. Demonstra ainda as leis de Kepler para o movi­mento dos plan­e­tas, uma vez que Kepler havia deduzido empiricamente estas leis. Na for­mu­lação de suas teo­rias da física, Newton desen­volveu ainda um campo da Matemática con­hecido como cálculo.
Tendo isto em mente, vou analisar um dos pensamentos mais brilhantes de Newton, o assim chamado de “Canhão de Newton”.  A pergunta que estimulou seus pensamentos foi: “o que impede a Lua de sair de sua órbita em torno da Terra exatamente como acontece ao cortarmos a corda que prende uma bola que está sendo girada?”, a bola em tal situação abandona sua trajetória circular e desloca-se em uma tangente a essa órbita. Vamos ver isso de outra maneira. Suponha que temos um canhão imaginário, muito poderoso, sobre a superfície da Terra. Vamos colocá-lo no topo de uma montanha bastante alta e dispará-lo sempre horizontalmente. Após um pequeno percurso a bala do canhão cairá sobre a superfície da Terra. Suponha agora que aumentamos a capacidade do nosso projétil e o disparamos de novo nas mesmas condições anteriores. Agora, com mais velocidade, ele percorrerá uma trajetória maior, mas voltará a cair sobre a superfície terrestre. Seguindo esse raciocínio podemos imaginar que à medida que aumentamos a velocidade do nosso projétil, ele se deslocará por distâncias cada vez maiores antes de retornar à superfície da Terra. É fácil concluir que se o canhão disparasse sua bala com uma determinada velocidade, ela se deslocaria em torno do nosso planeta sempre "caindo", mas nunca alcançando a superfície. Podemos dizer que a superfície da Terra se curva na mesma proporção (taxa) que a bala do canhão "cai". Este é o princípio pelo qual se colocam satélites artificiais em orbita da Terra. Claro que nesse caso não se utiliza um canhão, mas um foguete, em vez de estar em cima de uma torre, está simplesmente na superfície da Terra apontando na direção do infinito, é evidente também que o foguete é muito mais potente que o canhão do brilhante Newton. A importância dessa descoberta de Newton no mundo atual é extrema, levando em consideração o fato de que, para as grandes potências, um país que domina a tecnologia de lançamento de satélites é um país já “desenvolvido”, adicionando o fato de a maioria dos meios de comunicação utilizarem os satélites. Nesta tecnologia as ondas eletromagnéticas são geradas numa estação chamada geradora, e lançadas para a órbita da terra, onde são recebidas por um satélite. Este retransmite o sinal para uma segunda estação na terra, chamada receptora, muitas vezes a milhares de quilômetros de distância.  Enfim quando você estiver assistindo sua TV via satélite ou utilizando um GPS, agradeça também entre muitos merecedores a Newton e as pesquisas espaciais.
Louis Pasteur
Louis Pasteur nasceu em 27 de dezembro de 1822 em Dole na região de Jura na França. Suas descobertas tiveram um impacto muito grande na Medicina, com trabalhos que deram o início do que chamamos de microbiologia e a Teoria Germinal das doenças infecciosas que afirmava ser os germes os causadores da maioria das doenças infecciosas, sendo uma das mais importantes na história da medicina. Segundo Pasteur, era necessário estudar e identificar cada micróbio responsável por cada doença infecciosa, pois somente assim seria possível desenvolver métodos e técnicas para combater este agente infeccioso. Este cientista francês fez descobertas que tiveram uma grande importância tanto na área de química quanto na de medicina. Foi ele quem criou a técnica conhecida hoje como pasteurização. Este processo consiste em submeter o leite a um nível de aquecimento onde todos os microrganismos patogênicos presentes neste alimento são destruídos.  Sendo assim, o leite pasteurizado que você provavelmente bebe todos os dias é uma contribuição de Pasteur. Tal processo garante o padrão higiênico-sanitário mantendo as características semelhantes ao produto natural com maior tempo de conservação, o motivo é haver a destruição em torno de 99% da flora microbiana presente no leite. Portanto o nosso leite pasteurizado está entre inúmeras descobertas científicas muito importante para a humanidade.
Energia Elétrica
No mundo atual a energia elétrica é indispensável para a sociedade, sendo um fator determinante para o desenvolvimento de uma nação. A energia elétrica e sua importância são de fácil comprovação no nosso cotidiano, basta pensar que sem ela ficaria muito difícil o funcionamento de instituições vitais ao ser humano. Nos hospitais, por exemplo, estando sobrevivendo graças a aparelhos alimentado por esta fonte de energia, caso ocorra um black out, seria um fator deveras complicado, é por isso que os hospitais devem possuir sues próprios geradores de emergência. Mas como a humanidade chegou à complexa rede de energia elétrica hoje existente, mais uma vez devemos essa a inúmeros Cientistas e ou inventores.
Tivemos vários visionários da eletricidade, mas entre eles gostaria de citar o brilhante Alessandro Volta, nascido em 1745 em Como próximo de Milão, na Itália. Em 1774, iniciou sua primeira posição acadêmica como dirigente de uma escola de segundo grau o State Gymnasium em Como. Em 1777, tornou-se professor de física na Universidade de Pavia. Alessandro Volta descobriu a possibilidade de se obter eletricidade com reações químicas. Inventou a primeira pilha elétrica como uma fonte geradora de corrente contínua de elétrons, em outras palavras a energia elétrica. Acredito ser desnecessário demonstrar o quão importante foi o estudo da eletricidade para o desenvolvimento humano. Além de Alessandro Volta gostaria de registrar aqui outros cientistas importantes nessas pesquisas como: Tales de Mileto, Benjamin Franklin, William Gilbert, Luigi Aloisio Galvani, Georg Simon Ohm, André-Marie Ampére, Michael Faraday, Nikola Tesla e Thomas Edison, são exemplos clássicos, sem no entanto desmerecer os que aqui não são citados.
Biblioteca de Alexandria
Calimaco de Cirene, poeta grego, que viveu no século 3 a.C., foi incumbido de criar a Biblioteca de Alexandria e ali disponibilizar todo o acervo do conhecimento humano existente na época. Segundo informações históricas a biblioteca conseguiu reunir e catalogar mais de um milhão de rolos de papiro, com descrição, em ordem alfabética, de títulos e autores, e uma resumida bibliografia de cada um. Este tesouro da história antiga foi quase totalmente perdido, 48 anos a.C. no incêndio da Biblioteca na Guerra de Alexandria. Uma perda irreparável! Era suporte para estudos de diversas áreas do conhecimento, como Filosofia, Matemática, Medicina, Ciências Naturais e Aplicadas, Geografia, Astronomia, Filologia, História, Artes, etc. Os pesquisadores alexandrinos organizavam expedições para aprender mais em outras partes do mundo. Desenvolveram tanto as ciências puras como as aplicadas. Fala-se de inúmeras invenções, como bombas para puxar água, sistemas de engrenagens, odômetros, uso da força do vapor de água, instrumentos musicais, instrumentos para uso na astronomia, construção de espelhos e lentes. A Escola de Alexandria está entre as três maiores escolas de Matemática da antiga civilização mediterrânea, ao lado da Escola Pitagórica, que era sediada na cidade de Crotona, Itália, e da Academia de Platão, sediada em Atenas, Grécia. A influência da Escola de Alexandria se estendeu principalmente de 300 a. C. a 400 d. C. Conhecidos matemáticos da época estudaram ou lecionaram na antiga Biblioteca de Alexandria como: Euclides de Alexandria, Eratóstenes de Cirene, Apolônio de Perga, Aristarco de Samos, Hipsicles, Heron de Alexandria, Menelau de Alexandria, Ptolomeu de Alexandria, Diofanto de Alexandria, Papus de Alexandria, Theon de Alexandria, Hipácia de Alexandria e Proclus Diádoco. Indiretamente outros nomes de matemáticos estiveram ligados à Biblioteca de Alexandria, como Arquimedes de Siracusa, que se correspondia com Eratóstenes, e Nicômano de Gerasa. Acredito que se não tivessem destruído esse monumento do conhecimento, a humanidade já estaria com tecnologias semelhantes à Jornada nas Estrelas.
Exploração espacial
As criticas recebida por pessoas que desconhecem a importância do projeto espacial para a humanidade são infundadas, alguns acham que tal verba deveria ser gasta no combate a miséria ou em projetos sociais, porém, creio que o principal motivo destes problemas é de caráter político/econômico, pois há muito tempo é sabido que há recursos suficientes para servir melhor a humanidade, o problema real estaria nos interesses econômicos de determinados grupos que detém o poder, sem esquecer da famigerada corrupção que assola não só o Brasil mas o mundo como um todo, mas isso é uma outra história. Acredito que a pesquisa espacial é indispensável para o futuro da nossa espécie, a humanidade precisa unir-se nesse projeto deixando de lado nossas diferenças e buscando novos “mundos”, assim como na época das grandes navegações, é preciso aprimorar tecnologias que resolva o enorme problema das viagens espaciais e seguirmos o nosso caminho.  Hoje já se pode usufruir dos benefícios gerados pelas atividades espaciais, estes são tão relevantes para o funcionamento das sociedades modernas do ponto de vista social, econômico e ambiental, se tornando inegável sua aplicação na vida diária dos seres humanos.
Atualmente existem diversos órgãos de exploração espacial, incluindo a nossa Agência Espacial Brasileira (AEB) que assim como a NASA teve corte de verbas, a lista abaixo da uma idéia de quão importante é para cada nação a pesquisa espacial (Os orçamentos listados foram retirados das homepages oficiais das diferentes agências espaciais):

  1. NASA (National Aeronautics and Space Administration) $16 bilhões
  2. ESA (European Space Agency)$3.8 bilhões
  3. CNES (French space agency) $2.2 bilhões
  4. JAXA (Japan Aerospace Exploration Agency) $2.0 bilhões
  5. RKA (Russian Federal Space Agency) $1.3 bilhões
  6. DLR (German Aerospace Center) $1.0 bilhões
  7. ASI (Italian Space Agency) $900 milhões
  8. ISRO (Indian Space Research Organization) $815 milhões
  9. CNSA (Chinese National Space Administration) $500 milhões
  10. BNSC (British National Space Centre) $400 milhões
  11. INTA (Spanish space agency $270 milhões
  12. Belgian science policy and space policy $230 milhões
  13. SRON (Netherlands Institute for Space Research) $160 milhões
  14. KARI (Korea Aerospace Research Institute) $150 milhões
  15. SSO (Swiss Space Office) $110 milhões
  16. SNSB (Swedish National Space Board) $100 milhões
  17. AEB (Brazilian Space Agency) $100 milhões

A NASA através de suas missões espaciais trouxe uma considerável gama de benefícios práticos derivados da pesquisa tecnológica aeroespacial, com imensa aplicação no mundo moderno como: Os painéis solares, o isolamento de ambientes, que tornam nossas casas mais eficientes energeticamente, aplicações médicas dos Programas Mercury e Gemini, todos inegáveis benefícios a vida aqui na Terra. Veja abaixo mais detalhadamente alguns exemplos:
Monitores cardíacos
Os projetos Mercury e Gemini desenvolveram sofisticados sistemas de monitoramento para acompanhar o progresso fisiológico dos astronautas ao entrar e sair da órbita da Terra. Hoje, esta tecnologia é utilizada em Unidades de Terapia Intensiva e unidades cardiológicas especializadas.
Trajes de natação para competição
A NASA desenvolveu um traje de natação extraordinário. Sulcos pequenos, quase invisíveis, são aplicados ao tecido do traje para reduzir o atrito e a resistência aerodinâmica. Testes revelam que a velocidade dos atletas que utilizam o traje da NASA pode aumentar em até 15%.
Detecção de câncer de mama
O telescópio Hubble captou imagens incríveis da Nebulosa de Águia, mas agora, os chips Dispositivos de Carga Acoplada (Charge Coupled Device - CCD), utilizados para fotografar galáxias a anos-luz de distância, estão sendo aplicados em exames para diagnosticar doenças nos seios. Os chips CCD são tão avançados que podem detectar as minúsculas diferenças entre tumores malignos e benignos.
Tecnologia para pistas de decolagem
Os pesquisadores da NASA descobriram que recortar sulcos finos ao longo de pistas de decolagem de concreto reduz o risco de aquaplanagem das aeronaves. O excesso de água é drenado pelos sulcos, aumentando o atrito dos pneus com a pista molhada. Esta tecnologia foi adotada por vários aeroportos ao redor do mundo.
Bote salva-vidas auto-infláveis
O bote salva-vidas auto-infláveis da NASA foi desenvolvido para o programa Apollo. Ele infla em 12 segundos e permanece na posição correta sozinho, protegendo os astronautas em pousos na água durante condições de tempo extremas.
Calçados
Os tênis que utilizamos hoje em dia possuem a mesma tecnologia presente nas botas que os astronautas usavam quando pisaram na Lua. As botas foram projetadas para oferecer conforto e ventilação aos astronautas, e a Kangaroos USA, nos anos 80 com ajuda da Nasa, aplicou as mesmas inovações em seus calçados. Graças a isto, hoje é possível utilizar um tênis para correr sem que os pés “cozinhem” dentro dele ou que nossos joelhos sofram por isto.
Termômetro
Você já se perguntou como a Nasa consegue medir a temperatura das estrelas? A resposta mais rápida para esta questão é: utilizando infravermelho. Esta mesma tecnologia foi empregada pela empresa Diatek na concepção dos termômetros auriculares. Os “termômetros de ouvido” conseguem determinar a temperatura do corpo medindo a quantidade de energia liberada pelo tímpano que, por estar dentro do corpo, funciona como um excelente sensor.
Detector de fumaça
Não foi a Nasa quem inventou o detector de fumaça, mas é graças às modificações feitas pela Agência Espacial Americana que os detectores de fumaça não disparam quando você risca um fósforo ou queima um pequeno pedaço de papel.
Aspirador de pó sem fio
Em 1961 a empresa Black & Decker criou o primeiro aspirador de pó e de quebra assinou um contrato com a Nasa, para que desenvolvesse um aspirador um pouco mais forte, a fim de que este pudesse sugar coisas mais pesadas e que pudesse ser usado no espaço. Os engenheiros da empresa Black & Decker gostaram tanto da ideia que criaram não só aspirador, mas diversos equipamentos sem fio.
Lentes resistentes
Se você utiliza óculos de grau já deve ter reparado que as lentes não riscam com tanta facilidade e também que não é uma queda qualquer que o fará ficar em pedaços. Sim, este simples fato está diretamente ligada à Nasa. Como em ambientes espaciais a poeira é uma constante, foi preciso encontrar uma maneira de proteger os equipamentos contra arranhões e sujeira, principalmente os visores dos capacetes presentes no traje dos astronautas. Uma empresa de óculos de sol agarrou a oportunidade e obteve licença para utilizar esta mesma tecnologia em seus óculos. Assim, o  material utilizado nas lentes tornou-se muito mais resistente e, de quebra, o usuário ainda ganha proteção contra os raios ultravioletas.
Detecção de doenças cardiovasculares
A tecnologia que hoje é utilizada em aparelhos para detecção de problemas cardiovasculares foi primeiramente empregada pela Nasa para a detecção de fissuras e ranhuras que indicassem água ou vida em outro planeta. Depois de testar em vários pacientes e constatar que o software poderia ser usado em prol da medicina, Selzer e Hodis fizeram de um programa espacial uma maneira de detectar doenças cardíacas sem a necessidade de cirurgia.
Espuma espacial
Quem nunca ouviu falar do famoso travesseiro da Nasa? Apesar de ser uma novidade no mercado brasileiro, a “espuma espacial” (silício-poliuretânico de célula aberta) já é utilizada pela Nasa há um bom tempo. A principal finalidade da espuma Tempur, na Agência Espacial Americana, é a de diminuir o impacto durante os pousos de naves e cápsulas.
Os assentos das naves são revestidos por uma camada da “espuma espacial”, fazendo com que o peso do astronauta, e também a pressão, sejam distribuídos de maneira uniforme sobre a superfície. Assim, o choque é absorvido, garantindo a segurança e conforto do ocupante. A utilização da espuma, no entanto, ganhou um mercado fora da Nasa, hoje pode ser encontrada em colchões, almofadas, celas de montaria, assento de motos de corrida, etc. Em questões de saúde, esta tecnologia da Nasa ajuda muitos pacientes que não podem sair da cama, evitando o surgimento de escaras. Além disso, muitas próteses de braços e pernas possuem a espuma Tempur, pois além de possuir textura e comportamento semelhantes à da pele humana, ela também diminui o contato entre a prótese e o membro do paciente reduzindo a sensação de desconforto.
Aviação
Além das pistas a Nasa tem presença em outras aplicações da aviação. Os aparelhos poderosos de comunicação que equipam aviões e torres de comando, foram desenvolvido para ônibus, módulos espaciais e salas de comando da agência. Na aerodinâmica a Nasa é especialista, o material que evita o rápido congelamento de vidros e asas de um avião foi desenvolvido para ser utilizado em satélites, naves e jipes enviados para o espaço como por exemplo, a sonda Cassini-Huygens, que orbita o planeta Saturno.
Além das tecnologias descritas acima, a Nasa é grande responsável por muitos utensílios utilizados no dia-a-dia. Assim quando você está pegando água filtrada, está utilizando uma tecnologia da Agência Espacial Americana, afinal foi a Nasa quem melhorou a tecnologia utilizada para que a água ficasse cada vez mais limpa. Aqueles panos, tipo flanela, altamente absorventes, foram criados primeiro para uso exclusivo no espaço, atualmente é utilizado em residências no  mundo inteiro.
Espero que se você for um dos críticos dos gastos com ciência e tecnologia mude de opinão após ler este post.
Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saneamento Básico

Imagem do site Só biologia A história do Saneamento Básico remonta há muitos séculos, historiadores encontraram registro de coletores de esgoto no ano 3.750 A.C na Babilônia em Nipur. O primeiro sistema de abastecimento de água teria sido o aqueduto de Jerwan na Assíria em 691 A.C., temos ainda os grandes aquedutos do poderoso Império Romano datados de 312 A.C., em Roma o cidadão Sextus Julius foi nomeado Superintendente de águas. O saneamento está sempre relacionada ao surgimento e o crescimento de cidades, um bom rio é quase uma constante no processo de formação deestas, Afinal em suas múltiplas atividades os seres humanos precisam da água, quer seja para suprir suas necessidades básicas, quer seja, para limpar os seus dejetos. Entretanto, por muito tempo, os conhecimentos que eram adquiridos por uma civilização acabavam morrendo com ela e, por isso, a cada nova civilização tinham de ser redescobertos. A civilização na idade Média na Europa, pagou caro por seu desconhecimen

Realidade X Ilusão

Imagem geodésica da Terra (Surpreso?). A  Geodesia  baseia-se, fundamentalmente, no estudo da forma e das dimensões da Terra e das suas alterações. A Geodesia Dinâmica ou Física engloba a Gravimetria (determinação da intensidade e direcção da força da gravidade) e a Geodesia por Satélite (estudo das perturbações das órbitas dos satélites artificiais) e tem como principal objetivo a determinação do campo gravítico terrestre e a figura da Terra (Geóide).   A Geodesia Geométrica tem como objectivo a determinação precisa da posição de pontos sobre a superfície terrestre e recorre, para tal, a técnicas diversas, das quais se destacam o GPS (Global Positioning System) e o VLBI (Very Long Baseline Interferometry). Na Postagem do dia 26/10/2011 “Dualidade da Vida” vimos na experimentação mental de João Quântico como é difícil uma conclusão determinista da realidade ele tenta demonstrar para o filósofo e o religioso um dilema científico real deveras complicado para qualquer mente rac

A incerteza é a única certeza

Gödel, Einstein, Heisenberg - Foto: Scientific American Brasil Uma questão que não quer calar, afinal o Universo foi feito para nós?   Ou somos uma anomalia um acaso muito raro, logo estamos sozinhos? Afinal a vida é um fenômeno raríssimo ou comum? Poderemos ter a prova final sobre esse dilema? Segundo o livro do astrofísico John Gribbin “ Alone in the Universe: Why Our Planet is Unique” estamos sós. Recém-lançado nos Estados Unidos, o autor defende que a vida pode existir em outros planetas, mas não complexa e inteligente como aqui. A justificativa seria que "A vida surgiu na Terra cerca de quatro bilhões de anos atrás. Mas a civilização só apareceu há cerca de 10.000 anos, e a era industrial, apenas há poucas centenas de anos". O que torna o planeta Terra único seria uma série de “acasos” geradores de um ambiente ideal para o surgimento da vida inteligente. Em outras palavras tivemos “sorte" de estarmos salvos tempo suficiente de uma série de perigos, como bur