Pular para o conteúdo principal

O Futuro da Humanidade



Conversando com um amigo outro dia deparei-me com uma situação inusitada; ele afrodescendente e sua esposa uma galega com ascendência europeia estavam em uma crise inusitada no casamento. A sua esposa simplesmente recusava-se engravidar pelo motivo simples de não querer gerar um filho negro, apesar de deveras chocado, analisei a situação e descobri que apesar de não ser justificativa, o possível motivo de tal atitude estaria no bombardeio de alienação social que a mídia impõe ao brasileiro, uma destas facetas é bem retratado no livro, “A negação do Brasil - O negro na telenovela brasileira” de Joel Zito Araújo, este livro aproxima de modo consequente a televisão da sociedade brasileira. É nesta fronteira que o autor analisa o papel da mídia na história da telenovela brasileira, mostrando como são representados os negros, e as consequências destas representações nos processos de construção identitárias no país. Sim basta olharmos a televisão e constataremos que no Brasil para ser considerado bonito tem que ter características europeias, assim nossos canais televisivos não refletem a nossa realidade, basta andar pelas ruas das principais capitais para constatar que o processo de miscigenação do povo brasileiro é irreversível, é comum portanto, encontrarmos pessoa de pele clara mas que têm ascendência negra ou indígena. Então aquela telenovela preferida do público esta na maioria das vezes, totalmente fora da realidade sócio-econômica  brasileira. Há porém o cumulo do racismo, sim o do negro contra o próprio negro, vejo algumas pessoas tecendo declarações preconceituosa contra outras de mesma cor isso é realmente triste e inaceitável. Talvez seja a falta de cultura e de respeito aos outros seres viventes a causa do crescimento de movimentos racistas, esses são repugnantes, pois tem no ódio o principal combustível para a pratica dos seus absurdos, acredito também que a total ignorância sobre as diferenças regionais bem como sobre a cultura e etnia de outros povos são causadores desta situação. Em fim, esse tipo de movimento é inaceitável devendo ser banido do seio da especie humana. Atualmente existe uma campanha mundial contra o racismo mas porque o preconceito continua tão enraizado na sociedade humana?
Na minha opinião há pouca educação da população em geral e a mídia não faz nada ou muito pouco para acabar com todo tipo de preconceito e intolerânciaA primeira coisa que devemos ter em mente é que todos, rigorosamente todos tem o mesmo direito de estar neste planeta, em outras palavras desde a mais simples forma de vida até a mais complexa conquistaram o direito de estarem vivos na terra. O nosso planeta emana vida de todos os lugares possíveis e cada forma de vida lutou e conquistou o direito de existir, quem então disse que nos humanos temos mais direito sobre a mais simples forma de vida? Afinal de contas do ponto de vista biológico considero o reino vegetal a forma de vida mais avançada no planeta, porque? simplesmente eles funcionam como uma coluna para manutenção e sustentação da vida. Alias, por este ponto de vista somos totalmente descartáveis aqui, o motivo? Vejamos: tomamos tudo sem nos preocuparmos com as demais espécies e ainda nos achamos a forma de vida mais avançada, que engano hein! Se a Hipótese Gaia estiver correta A Hipótese Gaia é uma tese científica elaborada pelo químico inglês James Lovelock, em 1972, formulando a teoria de que a Terra é um organismo vivo, integrado e interativo. Essa hipótese foi fortalecida pelos trabalhos da bióloga norte-americana Lynn Margullis, no campo da microbiologia, comprovando a dinâmica dos organismos biológicos em resposta a diferentes tipos de ação humana, sempre para manter um equilíbrio entre os diversos sistemas de vida do planeta.” Acredito que a espécie humana estaria agindo como um câncer, e levando o raciocínio mais adiante sendo a terra um organismo organismo vivo ela deve está buscando a cura contra tal enfermidade, em outras palavras temos o desafio de procura viver em harmonia com o nosso planeta e as demais espécies ou quem sabe iremos ser erradicados. Mas apesar de tudo vejo uma luz tênue no final do túnel através de que? Das Pesquisas cientificas! A CIÊNCIA é com certeza a coisa mais importante criada pelo ser humano, se gastássemos mais em pesquisa que em guerra! Entre estas várias pesquisas científicas em andamento ou terminadas temos o PROJETO GENOMA HUMANO cujo uma das maiores conquistas, foi na minha humilde opinião, defenestrar a ideia de raças comprovando através de um ponto de vista estritamente cientifico que somos praticamente gêmeos, portanto as maiores diferenças entre humanos é puramente cultural e não está associada aos nossos genes. É claro que como sempre, os interesses comerciais irão denegrir e muito a pesquisa do Genoma Humano, porém, isso é outra história.
Então que tal começarmos uma mudança por nós mesmos? Vamos banir toda forma de intolerância, afinal, a ciência fez sua parte provando não sermos tão diferentes um do outro do ponto de vista genético, este fato torna ainda mais deplorável qualquer tipo de preconceito racial hoje sabemos que na espécie humana não existe sub-raça, na verdade todos nós; brancos, negros, índios, amarelos, aborígenes, judeus e palestinos fazemos parte de uma só raça, a maravilhosa e diversificada raça humana.

O RACISMO É UMA PATOLOGIA
O filosofo, escritor e crítico francês Jean-Paul Charles Aymard Sartre acertadamente definiu o racismo: “o racismo é um estado de espírito patológico, uma forma de irracionalidade, um tipo de epidemia”. Nesse caso, somos obrigados a concordar com a ideia de ser o racismo similar a uma doença epidêmica devendo ser erradicada, promovendo assim o bem comum da humanidade, sim o objetivo primordial do ser humano deve ser unir-se em prol do todo. No filme Star Trek II a Ira de Khan, Spock utiliza uma frase bem peculiar “ O Bem de muitos pesa mais que o Bem de poucos ou de apenas um”. Lembrando sempre da nossa interdependência ou seja, estamos interligados na maravilhosa e impressionante “Teia da Vida”, assim o individualismo embora importante para a sobrevivência pessoal, pode ser muito perigoso quando levado ao extremismo especialmente em um mundo direcionado para uma dependência entre as nações deve-se respeitar as diferenças culturais dos outros, lembrando que o certo para uma determinada cultura pode ser inconcebível em outra, mas se quisermos tentar convencer o nosso ponto de vista tentando mudar o costume de uma sociedade mudando assim algum costume, o meio bélico deve ser descartado e nunca utilizado. O diálogo e a aproximação devem ser o único meio  de se tentar mudar algo, pois acredito ser mais fácil convencer alguém sendo próximo a essa pessoa do que impondo o seu pensamento a força, uma vez que para ela tal mudança poderia ser inconcebível, claro que não devemos abrir mãos de certas estratégias mas o guerra nunca foi a melhor solução. Assim quem sabe pelo convencimento fica mais fácil e menos doloroso provar um ponto de vista, em outras palavras discordar justificar e tentar convencer.
Então será que a mídia poderia ajudar a erradicar a intolerância humana? Uma das tentativas mais brilhantes que costumo citar é um seriado televisivo de ficção científica dos anos 60, o qual, não é a toa que sou fã incondicional, estou falando de “STAR TREK”.
STAR TREK é muito mais do que uma simples série de ficção científica, teve seu piloto reprovado inicialmente por ser considerada "cerebral" demais para o público . Seu criador, Gene Roddenberry falou sobre o sucesso e a repercussão da série na mídia mesmo após 7 anos de seu cancelamento (isso é válido até hoje) Algumas perguntas frequentes são lançadas sobre a série tais como: Por que do fenômeno Star Trek? Como uma simples série espacial e um ET de orelhas pontudas toca os corações e as mentes de literalmente milhões de pessoas tornando-se um cult? Qual o motivo de ser tão admirada pelas maiores cabeças pensantes do mundo nerds ou não? Abaixo uma pequena análise do motivo:
Em uma época em que tínhamos segregação racial a pleno vapor nos EUA, nacionalismo e a guerra fria estava no auge, o controle mental também era primordial para manter a voga de alguns interesses escusos de determinados governos e grupos, obviamente a televisão tinha e tem um poder incrível de convencimento, sendo assim uma série cuidadosamente calculada poderia levar as pessoas em uma direção pré-determinada para manter os interesses egoístas, criação de outros cultos e costumes para cartéis industriais, interesses políticos, governos etc., estou falando do maior sonho de muitos lideres para o controle do povo, sim nada mais nada menos que a famosa "lavegam cerebral coletiva", imagine poder controlar todos sem deixá-los raciocinar por si próprios, é tudo que um tirano quer! Sim o poder supremo neste mundo, como se sabe, sempre foi uma simples coisa: o controle e a manipulação de mentes. Mas vejamos o que disse Gene Roddenberry a respeito de Star Trek: “Felizmente, a tentativa de manipular pessoas com qualquer fórmula similar a Star Trek está condenada a dar errado! Em primeiro lugar, nossa série não afetou as pessoas por ser profunda e ter uma ótima literatura. Star Trek não era Shakespeare. Para ter um show no horário nobre no ar e mantê-lo lá, você precisa atrair e manter um mínimo de 18 milhões de pessoas vendo-a toda semana. Tem de fazer isso para manter as pessoas longes de Gomer Pyle, Bonanza, Beverly Hill Billies e outras. E tentamos fazer isso com entretenimento, ação, aventura, conflito e assim por diante. Porém, assim que chegamos ao ar não aceitávamos no mito de que o público da televisão tinha uma mente infantil. Tínhamos uma ideia e uma premissa e ainda acreditamos nisso. Na verdade, decidimos arriscar a série inteira nessa premissa. Acreditávamos que o público frequentemente ridicularizado estava de saco cheio do insignificante nacionalismo e de todos os costumes e ódios antigos, e que as pessoas não somente estavam querendo, mas também estavam ansiosas para pensarem além das crenças triviais que mantiveram por tanto tempo a humanidade dividida.”
Fiquei feliz em ver nesta série a possibilidade de haver cabeças pensantes assistindo televisão e talvez essas pessoas possam mudar a maneira de pensar de muitos, descobri assim que a inteligência não é exclusiva de Star Trek mas também das pessoas que usam um pouco mais do cérebro para assistir televisão. Em outras palavras, existe cerebro do outro lado da televisão. No universo de Star Trek todas as guerras e conflitos territoriais, raciais ou religiosos foram superados, a pobreza foi erradicada. A medicina, altamente desenvolvida, e ao alcance de todos os habitantes, é capaz de prever e curar praticamente todas as doenças conhecidas e o dinheiro!? O qual segundo Jesus Cristo “É a raiz de todos os males” é totalmente desnecessário, não existe mais. Os valores como amizade, lealdade, família respeito ao próximo e as diferenças são exaltados é realmente brilhante ter-se pensado nisso tudo naquela época conturbada.
O texto abaixo foi retirado do site:http://icultgen.wordpress.com/2009/12/21/star-trek-e-a-filosofia-de-gene-roddenberry/  e reflete meu pensamento (são palavras de Gene Roddenberry).
A série inteira era uma tentativa de dizer que chegaria um dia em que a humanidade alcançará uma maturidade e sabedoria para começar não somente a tolerar, como a ficar contente com as disparidades em ideias e diferenças nas formas de vida. Tentamos dizer que a pior coisa possível que pode acontecer a todos nós é que o futuro, de alguma forma, nos pressione para que sejamos comuns, para que comecemos a agir, falar, parecer e pensar de maneira igual. Se não pudermos aprender a realmente gostar dessas pequenas diferenças, ficarmos fascinados por essas pequenas diferenças entre nossa raça, neste planeta, então não merecemos viajar pelo espaço e encontrar a diversidade que quase certamente deve existir. O resultado disso foi que sete anos após termos sido cancelados pela emissora por termos dito essas coisas, há agora mais pessoas assistindo à série do que havia antes. E se você atribuir estas coisas a qualquer escrita mística ou brilhante em Star Trek, não entendeu nada. Por mais que os episódios individualmente tenham seus defeitos, mesmos os homens e mulheres mais maus têm uma enorme sede por irmandade. Estão agora prontos para o século XXIII e anos-luz à frente de seus governos insignificantes e seus líderes sem visão.
Esse tipo de pensamento deve ser disseminado em prol de um futuro mais promissor para a espécie humana e o nosso planeta. Pelo texto acima é fácil concluir que existe esperança para nós, pois temos a capacidade de mudar a situação e melhorar nosso entendimento um sobre o outro.
site sugerido: http://www.youtube.com/watch?v=B7CGxlnDsTI aqui tem um documentário sobre esse assunto em 4 partes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saneamento Básico

Imagem do site Só biologia A história do Saneamento Básico remonta há muitos séculos, historiadores encontraram registro de coletores de esgoto no ano 3.750 A.C na Babilônia em Nipur. O primeiro sistema de abastecimento de água teria sido o aqueduto de Jerwan na Assíria em 691 A.C., temos ainda os grandes aquedutos do poderoso Império Romano datados de 312 A.C., em Roma o cidadão Sextus Julius foi nomeado Superintendente de águas. O saneamento está sempre relacionada ao surgimento e o crescimento de cidades, um bom rio é quase uma constante no processo de formação deestas, Afinal em suas múltiplas atividades os seres humanos precisam da água, quer seja para suprir suas necessidades básicas, quer seja, para limpar os seus dejetos. Entretanto, por muito tempo, os conhecimentos que eram adquiridos por uma civilização acabavam morrendo com ela e, por isso, a cada nova civilização tinham de ser redescobertos. A civilização na idade Média na Europa, pagou caro por seu desconhecimen

Realidade X Ilusão

Imagem geodésica da Terra (Surpreso?). A  Geodesia  baseia-se, fundamentalmente, no estudo da forma e das dimensões da Terra e das suas alterações. A Geodesia Dinâmica ou Física engloba a Gravimetria (determinação da intensidade e direcção da força da gravidade) e a Geodesia por Satélite (estudo das perturbações das órbitas dos satélites artificiais) e tem como principal objetivo a determinação do campo gravítico terrestre e a figura da Terra (Geóide).   A Geodesia Geométrica tem como objectivo a determinação precisa da posição de pontos sobre a superfície terrestre e recorre, para tal, a técnicas diversas, das quais se destacam o GPS (Global Positioning System) e o VLBI (Very Long Baseline Interferometry). Na Postagem do dia 26/10/2011 “Dualidade da Vida” vimos na experimentação mental de João Quântico como é difícil uma conclusão determinista da realidade ele tenta demonstrar para o filósofo e o religioso um dilema científico real deveras complicado para qualquer mente rac

A incerteza é a única certeza

Gödel, Einstein, Heisenberg - Foto: Scientific American Brasil Uma questão que não quer calar, afinal o Universo foi feito para nós?   Ou somos uma anomalia um acaso muito raro, logo estamos sozinhos? Afinal a vida é um fenômeno raríssimo ou comum? Poderemos ter a prova final sobre esse dilema? Segundo o livro do astrofísico John Gribbin “ Alone in the Universe: Why Our Planet is Unique” estamos sós. Recém-lançado nos Estados Unidos, o autor defende que a vida pode existir em outros planetas, mas não complexa e inteligente como aqui. A justificativa seria que "A vida surgiu na Terra cerca de quatro bilhões de anos atrás. Mas a civilização só apareceu há cerca de 10.000 anos, e a era industrial, apenas há poucas centenas de anos". O que torna o planeta Terra único seria uma série de “acasos” geradores de um ambiente ideal para o surgimento da vida inteligente. Em outras palavras tivemos “sorte" de estarmos salvos tempo suficiente de uma série de perigos, como bur